sexta-feira, 12 de março de 2010

Quais são os seres vivos mais antigos já encontrados?


História da terra e da vida no decurso do tempo geológico


Devido ás investigações feitas na área da paleontologia é possível aos geólogos dividir o tempo em períodos, eras e eons. Normalmente, as mudanças de era são marcadas por grandes acontecimentos biológicos como extinções em massa. Incrivelmente, apenas uma das mudanças está marcada por uma explosão de vida ao invés da extinção desta. É a passagem do câmbrico para o Paleozóico.

Aqui fica uma tabela cronoestratigráfica para ilustrar aquilo que foi dito (as tabelas mudam diversas vezes mas não de forma significativa)!

Zircão

Como é possível saberem a idade da Terra?

Tal como os fósseis servem para ajudar a datar as rochas em que estão contidos, também alguns cristais, nomeadamente o zircão, nos ajudam a datar a Terra. É simples: Usando a datação radiométrica neste cristal, é viável sabermos a idade dele. Há mais aspectos que fazem dele o candidato perfeito a "cristal mais maduro": é muito resistente, (daí durar milhões de anos), e não há nenhum sítio na Terra que possua, actualmente, condições para o fundir. A temperatura necessária para tal só foi atingida quando a Terra ainda era um planeta muito jovem.
Basicamente, dizem que os diamantes são eternos mas os zircões já mostraram bem aquilo de que são capazes! Aliás, estes são muitas vezes utilizados como imitação dos diamantes.

E não podiamos antes datar as rochas que se formaram ao mesmo tempo que a Terra?

Infelizmente isso já não é possível porque essas rochas já desapareceram. A rocha mais antiga alguma vez encontrada tem 4030 M.a. e, como sabemos, a Terra formou-se antes disso.

Como é possível saberem a idade da Terra?

Tal como os fósseis servem para ajudar a datar as rochas em que estão contidos, também alguns cristais, nomeadamente o zircão, nos ajudam a datar a Terra. É simples:

Geo-história

Qual o significado do tempo na Geo-história?

Nós, seres humanos, vivemos de acordo com uma contagem temporal feita á nossa medida. Nós contamos o tempo em dias, minutos e segundos. Será correcto aplicar a mesma medida temporal quando se fala da história da Terra? Não, de modo nenhum. A Terra apareceu há aproximadamente 4600 M.a. (estudos recentes indicam que é mais velha, no entanto, actualmente, esta é a idade aceite), logo não faria sentido aplicarmos o nosso "tempo" ás rochas!
Como é óbvio, tal facto dificulta ligeiramente a visão global dos acontecimentos. Duzentos anos, quando se fala de rochas, não é nada de nada mas, para a vida humana, equivale a várias gerações e isto, pode levar a alguma confusão!